domingo, 21 de outubro de 2007

Diário Languedoc-Roussillon

Resolvi escrever, antes que esqueça, um pouco da minha história na cidade que mais desejei visitar no mundo.
Engraçado como estando lá tudo parece tão normal. Tentarei me lembrar de tudo, desde a sensação de “o que que eu faço” no início até escutar o “elle se débrouille bien” dito pelos franceses “originais” e os franceses de origem portuguesa(talvez já tenha estado lá, sabe aquela história de déjà vu?rsrsrs) .
Por incrível que pareça não fiquei desesperada, só estava com pressa, e, de repente pensei: Pressa pra quê? É o costume da vida que estava levando no Rio, o corre-corre do dia-a-dia.
- Estou de férias. Disse para mim mesma. E, então, fui pegar uma informação com algum funcionário do aeroporto, preferencialmente da Air France, sobre onde pegar o minibus que me levasse até uma gare qualquer.
Estava no ponto final do minibus que me deixaria na gare de Lyon num frio(de verão) de 15ºC, quando chegou um casal de canadenses lendo um guia turístico. Tentei ensinar um pouco de francês, mas meu inglês não estava lá aquelas coisas e acabamos não nos expressando muito com palavras, e sim com gestos.
No minibus logo vi que as leis de trânsito eram bem diferentes do Brasil. Lá todo mundo tem que usar cinto de segurança. Seja no ônibus de viagem ou no carro(em qualquer lugar dele).
Ao descer na gare de Lyon, procurei a estação de metro para chegar ao BVJ. Fiz várias conexões até chegar ao albergue que cheguei a chamar de casa. Graças a Deus encontrei muita gente boa que me ajudou a carregar as malas(sim, eram duas) pelas escadas das estações de metro. Ao sair da estação Maubert-Mutualité perguntei a algumas pessoas onde era a rue Bernadins. Cheguei ao albergue por volta das 11 da matina(não me lembro onde alterei o horário do meu relógio de pulso, só sei que adiei ao máximo tomar essa decisão, acho que era saudade do Brasil) e já encontrei Cécile, nossa guia, sentada numa mesa com outros estagiários que participariam da sessão junto a mim.

2 comentários:

clarissa disse...

Tu me manques, toi!!!

J'ai passé pour laisser un message, et j'ai lu ton post... Il y a plus de Paris, il faut ecrire!

Je laisse un truck:

Bisous!

A nova mania dos blogs é o Meme da página 161, que vem a ser
Meme da página 161
1ª) Pegar um livro próximo (PRÓXIMO, não procure);
2ª) Abra-o na página 161;
3ª) Procurar a 5ª frase completa;
4ª) Postar essa frase em seu blog;
5ª) Não escolher a melhor frase nem o melhor livro;
6ª) Repassar para outros 5 blogs.

Cláudia Regina Ferreira disse...

Maria Juliana, sua experiência me fez lembrar a minha, em terras parisienses. A sorte é que nosso poder de adaptação é IMPRESSIONANTE e acabamos nos sentindo em casa, mesmo em lugares tão distantes e diferentes.